Inscreva-se em nosso canal!

O que Faz uma Costureira


Quer saber o que faz uma costureira? Então leia mais e confira detalhes importantes para quem pensa em seguir esta profissão criativa, como o que faz vários tipos de costureiras! 


A profissão de costureira, não é nada nova. Muitas pessoas tem suas avós e bisavós que costuram como profissão ou hobbie. Sim, para quem ama esta profissão criativa, costurar é um talento, hobbie e acima de tudo isso, é uma profissão, inclusive é a renda extra ou o sustento de famílias de muitas mulheres criativas.

O Que Faz uma Costureira - Basicamente

Muitas pessoas que desejam escolher uma profissão criativa e pensaram em corte e costura tem a seguinte dúvida: O que realmente faz uma costureira? A resposta mais direta é basicamente simples: A costureira é a profissional responsável por operar máquinas de costura, que podem ser diversas, desde as mais convencionais até as mais especializadas.  Isso mostra a abrangência desta profissão!

Qualidades Comuns das Costureiras

Para ser uma costureira, não há exigência de um pré-requisito específico, podendo haver costureiras  habilidosas desde o nível fundamental de estudo até as mais graduadas. Mas o que elas geralmente têm em comum são qualidades tais como as listadas a seguir:
  • Detalhista
  • Ter Atenção 
  • Organização
  • Perfeccionismo
  • Criatividade
  • Afinidade com moda

O Que Faz uma Costureira - Tipos de Costureiras

O que muitos não sabem, é que ser costureira é algo bem abrangente e quem pensa em seguir esta profissão deve escolher onde e como deseja atuar, pois são vários os tipos de costureira.

Desta forma, são várias as possibilidades para quem está pesquisando a profissão de costureira para conhecer, começar a trabalhar e/ou se especializar nesta área de trabalho criativo. 

Entre os tipos de costureiras podemos citar as seguintes: Artesã, Retista, Industrial, De Fábrica, Faccionista, Pilotista ou Piloteira, Overloquista, de Ateliê Sob Medida, de Ateliê Sob Medida e vou adicionar mais uma que é a Costureira Eventual.😊 Mas calma, vou falar sobre o que faz cada tipo destas costureiras tá bom? Então continue lendo que você vai saber já!

O Que Faz uma Costureira Artesã

A costureira artesã, como o próprio nome diz, é a que faz da sua costura a sua arte.

Ela pode dominar diversos tipos de máquina de costura e fazer desde pequenos artesanatos, criação de acessórios como bolsas, sacolas até customização das roupas e criação de peças da moda diferenciadas.

O Que Faz uma Costureira Retista

A costureira retista realiza trabalhos de operação das máquinas de costura reta. Ela pode ser contratada por empresas de forma fixa, temporária ou por prestação de serviços.

A costureira retista poderá realizar atividades como a preparação das máquinas e amostras de costura entre outras atividades básicas dependendo da empresa contratante.

O Que Faz uma Costureira Industrial

A costureira industrial é a profissional é contratada por uma indústria de roupas ou produtos feitos em tecido ou outro material que envolva o processo da costura. Ela é responsável pela operação de máquinas de costura industriais

Este tipo de costureira segue todas as medidas especificadas em tabela, trabalham sob supervisão técnica, cumprindo normas de qualidade, segurança, saúde, produtividade e outras da indústria em questão.

O Que Faz uma Costureira de De Fábrica

A costureira de fábrica é a profissional contratada por uma fábrica grande ou pequena de roupas ou produtos feitos em tecido ou outro material que envolva o processo da costura. Ela é responsável pela montagem das partes de peças que estão sendo confeccionadas durante seu processo de fabricação.

A costureira de fábrica costura as partes específicas da peça que podem ser a gola, os bolsos, partes da calça, camisa, do produto fabricado na empresa e assim por diante. 

O Que Faz uma Costureira Faccionista

A costureira faccionista trabalha como uma prestadora de serviços terceirizados. Estes serviços terceirizados são prestados às oficinas de costuras ou grandes confecções contratantes da empresa que a terceirizou. 

Neste caso, são fornecidas para ela uma peça chamada de peça piloto e a ficha técnica para a realização do trabalho que consiste em costurar as peças cortadas que ela recebe em lotes.

O Que Faz uma Costureira Pilotista ou Piloteira

A costureira piloteria ou pilotista realiza a montagem da peça que irá ser utilizada como modelo pelas demais costureiras da produção. 

Para isso, ela precisará ter um conhecimento mais abrangente que as outras, visto que terá que conhecer todas as etapas de produção envolvidas nesta peça e a forma de operação das máquinas e técnicas de costura que serão utilizadas para produção dela, assim como a forma como será feito o acabamento.

O Que Faz uma Costureira de Ateliê Sob Medida

Realiza a criação e confecção de roupas personalizadas dentro de seu próprio local de trabalho pessoal chamado de atelier. Ela utiliza como base os modelos de roupas que suas clientes encontram na revista, na internet ou croquis que podem ser criados pela cliente ou pela própria costureira.

A costureira de Ateliê sob medida tira as medidas da cliente e faz o modelo desejado de acordo com os desejos, materiais e especificações contratados. Então ela costura utilizando a(s)  máquina(s) que possui, realiza todos os acabamentos das peças e  negociação personalizada com suas clientes.

O Que Faz uma Costureira Overloquista

A costureira Overloquista realiza trabalhos de operação das máquinas de costura overloque. Ela pode ser contratada por empresas de forma fixa, temporária ou por prestação de serviços.

A costureira Overloquista poderá realizar atividades como reparo, ajustes, acabamentos entre outras atividades que são feitas com este tipo de máquina de costura, a depender dos vestuários e produtos da empresa contratante.

O Que Faz uma Costureira Eventual

Esta costureira é muito comum, mas caso este termo ainda não seja aplicado a elas, acabou de receber este nome aqui no site! Rsss Ela está sendo chamada assim, pois este tipo de costureira faz seu trabalho criativo apenas eventualmente.

Ela opera as máquinas de costura que possuir, podendo ser várias ou apenas uma para criar e produzir, para clientes eventuais, roupas e projetos de criação por meio da costura. Suas clientes, eventuais, são aquela que só encomendam quando vão para algum evento ou poucas vezes.

Além disso, a Costureira Eventual não tem a costura como sua principal função de trabalho. Assim sendo, o trabalho de costureira eventual é tido como uma renda-extra, complemento de seu tipo de trabalho criativo ou um trabalho que ela faz apenas de forma exclusiva para pessoas específicas ou apenas para si própria.



 

Você gostou da pesquisa sobre o que faz uma costureira? Para conferir outros artigos como este, clique em "Profissões Criativas"  😍😉Para não perder novos artigos, dicas, passo a passos de artesanato, customização e outras novidades, é só se inscrever aqui no canal e clicando aqui no site para receber de forma gratuita as nossas atualizações por e-mail. 📧 Um abraço, fique com Deus e até mais!

💖 Veja também:
Como criar lindas flores customizadas que são ideais para customizar bolsas, roupas, chinelos e criar acessórios lucrativos e super fashion que toda mulher ama comprar e usar. Confira clicando em: Curso Flores Customizadas

Comentários

Belo post. Super bem explicado

Enviar este artigo:

Postagens mais visitadas deste blog

Como Saber as Dimensões das Bolsas

Como Fazer Palito Pega Pérola 💡