Inscreva-se em nosso canal!

Customização na Moda!!

A customização de roupas femininas, bolsas, calçados e qualquer outro item da moda é hoje em dia uma técnica muito valorizada, mas não é assim tão nova! Leia mais sobre essa técnica que tem o poder de transformar e valorizar algo simples em diferenciado, valorizado e personalizado!!



A customização de roupas e acessórios em tempos passados, se mostrou muito presente na década de 60 e 70 onde os jovens buscavam mais expressão e a criatividade na busca dessa expressão foi um dos marcos históricos desta época. Customizar significa mais do que modificar, mais podemos defini-la como agregar valor, complementar a beleza, personificar e unificar. Sendo assim tal produto customizado diante dos industrializados possuem maior valor agregado, pois carregam um elemento próprio que as máquinas e processos de produção repetitivo não tem que é a individualidade. 

Customização na Moda é Diferente de Reciclagem!

A customização difere da reciclagem, apesar de muitas vezes poder utilizar material reciclado e reciclar materiais para customizar. Na customização para comercialização são utilizados produtos novos já produzidos pela indústria da moda ou produtos de criação própria e original como acontece com a maioria dos produtos criados por nós, da Arte, Moda e Criações. Daí estes são trabalhados por meio de muitas técnicas e transformados em produtos mais sofisticados, especiais, modernos ou personalizados. 

Já na reciclagem o foco é reaproveitar materiais que já tiveram sua primeira destinação e passam a ser descartados. Tais materiais passam a receber diversas técnicas de reciclagem (que trataremos em outro momento) para obter um produto final totalmente diferenciado podendo não ser identificável sua origem e composição. Calçados, bolsas e outros produtos têm sido produzidos pela indústria utilizando da reciclagem como no caso dos calçados da conhecida marca Goóc que utilizam de matéria prima pneu reciclado. 



Customização na Moda - Valorizando com Estilo!

A arte e a técnica da customização são muito conhecidas e valorizadas em todas as faixas etárias, níveis sociais e estilos. Seja para roupa social, de festa, esportivo ou casual as peças customizadas são sempre bem-vindas. Claro que em alguns momentos ela pode apresentar mais discrição, mas em outros pode também ser exuberantemente artística, porém dentro do limite do usável. 


Quanto melhor a qualidade das pedrarias utilizadas e maior o tempo e detalhamento do trabalho realizado pela pessoa que customiza maior será o valor agregado a essa peça trabalhada. Um vestido social customizado com bordado, renda e/ou pedrarias fica bem diferente que o original recebendo maior valorização e sofisticação.

Os Métodos e Técnicas de Customização na Moda

Para  quem faz customização ou quer fazer, um requisito primordial é a criatividade e a consequência é surpreender-se com o resultado. São muitos os métodos e técnicas de customizar, pintura, recorte, colagem, costura, decoupagem, bordado entre outras. Não se limita a criatividade do artesão no momento da customização como acontece com um artista diante de um tela em branco. 


Com certeza muitas idéias são passadas de um artesão para outro, seja pessoalmente, por meio da internet, das redes sociais, cursos ou oficinas organizadas. Assim como uma cozinheira habilidosa que usa suas afinidades e competências para sempre modificar a receita para o paladar de sua família, os artesãos traduzem o que vê para integrar ao seu próprio trabalho como influência positiva que complementa seus conhecimentos e habilidades. 

Oi!! Você gostou deste artigo?
Conte-nos e Compartilhe!:>;>

Comentários

Unknown disse…
ótimo texto sobre a customização, me esclareceu algumas dúvidas,teho um trabalho a fazer sobre esse assunto.
este texto foi de excelente ajuda, parabéns e obrigada.
Que bom Fatinha!! Ficamos muito contentes que nosso artigo esclareceu suas dúvidas sobre customização. Desejamos que faça um ótimo trabalho! Agradecemos por compartilhar sua experiência!

Enviar este artigo:

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer Palito Pega Pérola 💡

Como Saber as Dimensões das Bolsas